Auditório do Parque L'Aquila - uma inspiração!
- Bianca Elisa Gabardo
- 14 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Hoje é aniversário de mais um vencedor do #Pritzker (o Oscar da #arquitetura ). O arquiteto italiano Renzo Piano está fazendo 83 anos!
E para comemorar, vou mostrar esse projeto dele que eu sou apaixonada - o Auditório de L'Aquila! - Um lugar que quando eu for para a Itália, vou visitar com certeza!
Não é nada tão famoso quanto outros projetos de Renzo Piano, como o Centro Ponpidou (em Paris) ou o Shard of Glass (em Londres), mas é um projeto que eu acho lindo, simples, incrível e que já foi inspiração para vários dos meus projetos acadêmicos!
A estrutura de 2.500 m² apresenta um volume principal e central que abriga o auditório e dois volumes de serviços:
- uma área de serviço público, com um foyer / hall de entrada;
- a área de apoio com vestiários e espaço de apoio para o backstage.
O auditório é um cubo implantado rotacionado, se diferenciando e criando uma ilusão de instabilidade, de estar semi-enterrado, o que espontaneamente gera a inclinação dos lugares da plateia! Não é simples e sensacional?
Ainda, a materialidade dessa construção é linda! Cada volume é revestido de tacos multicoloridos e tratados de forma especial, que dão à estrutura um aspecto leve, animado e super vibrante.
E tudo isso implantado em uma praça bem adaptada, projetada para estender as funções do auditório ao ar livre no verão. A área de frente para o volume do auditório pode ser equipada com assentos para apresentações ao ar livre. Já pensou que gostoso?
Mas e aí? Consegui fazer vocês se apaixonarem por esse auditório assim como eu? 💛
Fonte: Archdaily.
Comments