top of page

Partenon: um caso de briga entre os gregos e britânicos!

  • Foto do escritor: Bianca Elisa Gabardo
    Bianca Elisa Gabardo
  • 27 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

27 de setembro é o Dia Mundial do Turismo !

E que saudades estamos de viajar não é mesmo? Mas enquanto estamos em casa, que tal dar uma viajada conhecer um lugar maravilhoso que turistei lá em 2015?

Vem comigo para Atenas, na Grécia!


Nomeada em homenagem à deusa Atena, os historiadores apontam que a presença humana na região da capital grega remonta os anos de 5000 a.C. e que, portanto, em 1500 a. C a cidade já era uma pequena comunidade organizada.


Além de ser considerada o berço da democracia, é também o centro cultural da estética, da filosofia e da arte para o mundo antigo, já que foi importantíssima nisso tudo na Grécia Antiga!


E quando falamos em Atenas, a primeira imagem a vir na cabeça é o Partenon , esse das fotos, não é mesmo? Em “eterna reforma”, o templo mais famoso do mundo recebeu 2,9 milhões de visitantes em 2019.

Muita gente, não é mesmo? Por isso que as fotos estão sempre cheinhas de gente, igual a minha aqui embaixo!

Você sabia que até o século XIX ele era muito mais bonito e repleto de frisos? Pois é, essa história é motivo de briga entre os gregos e os britânicos até hoje!


Nesta época um diplomata britânico, o Lorde Elgin, negociou mais da metade dos frisos e estátuas do Partenon e vendeu-os para o British Museum -um museu em Londres que já mostrei aqui inclusive- e lá essas peças estão expostas surpreendendo turistas de todo o mundo até hoje!


Mas a briga existe porque os gregos insistem que os britânicos deveriam devolver tais peças, já que elas fazem parte da história da Grécia .


E aí está a grande questão: Quem é o real dono de uma escultura, pintura ou monumento? O museu que a expõe durante anos ou o país de onde ela se originou?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para nós, arquitetos, a resposta é simples e inquestionável!

Um monumento só faz sentido estando no seu lugar de origem, para onde foi feito e não vale de nada fora dele!

Mas vocês já pensaram sobre isso? As peças deveriam estar em Atenas ou em Londres?


Vocês estão do lado dos gregos ou dos britânicos nessa discussão? Me conta aqui embaixo!


Fonte: Brasil Escola.

 
 
 

Comments


© Arquiteta Bianca Gabardo. Criado com Wix.com

bottom of page